Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | 18/12/2014

Scroll to top

Top

No Comments

GP3: Ellinas vence e Evans é campeão

Fim da temporada da GP3 com uma grande corrida em Monza. Mitch Evans, principal piloto na disputa, largou da última posição e tinha que torcer para Daniel Abt, que largaria em oitavo, não ir tão bem para ficar com o título. Os dois foram ganhando posições rapidamente até que Abt chegou em primeiro e Evans, depois de errar, saiu da zona de pontuação. Naquele cenário, Abt ficaria com o título, mas daí apareceu Tio Ellinas e na penúltima volta assumiu a ponta da prova e com isto, Evans, mesmo terminando em 20ú, ficou com a taça.

Na largada, Venturini sustentou a primeira colocação seguido de Stockinger. Fumanelli, que largou em terceiro, acabou vazando a primeira chicane. Lá atrás, Mitch Evans também passou pela grama, mas permaneceu na prova. Conor Daly tentou uma ultrapassagem forçada para cima de Stockinger na parabólica e acabou passando reto, mas por sorte não bateu e voltou a corrida várias posições atrás. Daniel Abt, vencedor da primeira prova, largou muito bem e pulou da oitava para a quarta colocação.

A recuperação de Evans, que largou da última posição, foi impressionante e na segunda volta o piloto já estava em 12ú. Abt seguiu avançando e na freada da primeira curva, na segunda volta, passou Stockinger pela terceira colocação. Na volta seguinte, foi a vez de Fumanelli ser superado por Abt, no mesmo ponto. Tio Ellinas, que estava na sétima colocação, acabou pulando para quinto após superar tanto Laine quanto Niederhauser.

Na quinta volta, seguindo o que fez nas voltas anteriores, Abt conseguiu mais uma posição na freada da primeira curva, e a vitima foi Venturini na briga pela liderança da corrida. Ellinas avançava na mesma velocidade e passou Stockinger pelo quarto posto. Evans não ficava atrás e já estava em décimo. No meio da sexta volta, Vainio passou Felix da Costa pela oitava colocação e Felix fez novamente, como na corrida do sábado, um bump-draft no rival e Evans que estava atrás, aproveitou para passar ambos.

Evans acabou forçando demais na segunda di lesmo e acabou escapando da pista e teve um pneu furado. Na décima volta, Ellinas passou Venturini pela segunda colocação e foi para cima de Abt, na disputa pela vitória. O duelo entre os dois movimentou a parte final da corrida. Ellinas tentava de todas as formas e em todos os lugares, mas Abt sustentava a ponta. Até que há quatro voltas para o fim, Ellinas conseguiu superar o rival. No entanto, na volta seguinte, Abt deu o troco na freada da primeira chicane.

Na penúltima volta, Ellinas conseguiu novamente passar o rival e assumir a liderança da corrida. Com este resultado, o título ficava com Mitch Evans. Abt precisava da vitória para manter a briga pelo campeonato. No entanto, em vez de Abt ir para briga pela vitória, ele teve que se defender de Venturini, que começou a atacá-lo. Com isto, Tio Ellinas conseguiu a primeira vitória dele na categoria. Abt ainda conseguiu salvar a segunda colocação com Venturini em terceiro. Com isto, o título ficou nas mãos de Mitch Evans.

Confira abaixo o resultado final da corrida:

  • Share on Tumblr