Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | 31/10/2014

Scroll to top

Top

2 Comments

Fórmula Indy: A história de Michael Andretti na Fórmula 1

Jorge Pezzolo

Não se adaptou. Quantas vezes ouvimos essa frase quando falamos de pilotos que trocam a Fórmula 1 pela Fórmula Indy e vice-versa. Mas nenhum caso, nem o recente de Rubens Barrichello, rendeu tanto assunto quanto o de Michael Andretti em 1993. Andrettinho era a grande estrela da Fórmula Indy e muitos consideravam ele o melhor piloto do mundo na época. Chegou à Fórmula 1 substituindo Ayrton Senna na McLaren, mas o piloto brasileiro resolveu disputar a temporada no lugar de Mika Hakkinen no segundo carro e o inferno de Michael começou.

Nesse vídeo vemos bem como foi o ano de Michael e quando Ron Dennis “decidiu” que o melhor para ele era voltar para a Indy. Vários já apontaram problemas para a adaptação de Michael: poucos testes, carro ruim, continuar morando nos EUA, mas eu ainda acho que o que acabou com ele foi a comparação com Ayrton Senna em fase iluminada do piloto brasileiro. Andretti não andava tão atrás assim, mas enquanto ele era quinto e batia muito, Ayrton ganhava corridas. Depois do pódio em Monza em ótima performance, Andretti foi substituido por Hakkinen que “chegou chegando” na Mclaren: botou tempo em Senna no primeiro treino em Estoril. Ali foi o fim de linha pra Michael na Fórmula 1.

Na Videoteca do Pezzolo, quadro antigo da Pezzolo TV em que upávamos as antigas fitas VHS com corridas de Fórmula 1, fizemos uma edição lembrando desse pódio de Michael, em um corrida com direito a uma ultrapassagem do piloto americano na Parabólica em cima de Wendliger. Corridaça, e como bônus a capotagem de Christin Fittipaldi, tudo na transmissão da Globo.

Galvão e Reginaldo se divertiram nessa temporada criticando Michael Andretti, como fazem com todo piloto que vem dos EUA: Villeneuve, Montoya, Speed, Bourdais… Mas nessa prova, tiveram que tirar o chapéu para a lenda americana. Histórico.

Ah, e temos SONOma neste fim de semana. Vamos esperar por uma prova movimentada, mas eu tô esperando um passeio de Will Power em bandeira verde. Libera a amarela para movimentar a corrida, Barfield!

  • Share on Tumblr
  • eduardo

    Deixa ver se eu entendi….
    Sua esperança no automobilismo norte americano reside em Will Power???????? Hahahaha vc é uma pessoa de muita fé!

    • http://twitter.com/babifranzin Babi Franzin

      Eduardo, essa coluna tem quase 1 ano. Nesse tempo, muito mudou. ;)