Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | July 9, 2014

Voltar para o topo

Topo

Sem comentários

Diário de Bordo: Contas para que te quero

Larissa Leite


Só três corridas para que o campeão 2012 da Fórmula Indy seja revelado. Enquanto isso, os números nos indicam que 15 pilotos podem levar o título. Então, segura na cadeira, pegue a calculadora, prepare as apostas, chegou a nossa hora favorita. Especular. Será que chegou a vez do moço da foto?


Eis que a Penske nos enganou. Ou fui só eu? Com as três primeiras etapas do ano quem poderia imaginar outro roteiro? Ok, Power é o líder do campeonato, mas todo aquele ‘domínio’ não se concretizou. A Honda achou o caminho para o Victory Lane nas 500 milhas de Indianápolis e começou a equilibrar a disputa.

“Ninguém dominou a categoria”, palavras de Will, que destacou a competitividade com a chegada no novo chassi. Ele venceu três provas e mesmo assim fala de equílibrio. Outro que se destacou foi Hunter-Reay, que levou três seguidas.

Quem são eles? Vamos pela ordem de classificação. Will Power, Ryan Hunter-Reay, Helio Castroneves, Scott Dixon, James Hinchcliffe, Simon Pagenaud, Tony Kannan, Dario Franchitti, Ryan Briscoe, Graham Rahal, Oriol Servia, Justin Wilson, Takuma Sato, JR Hildebrand e Marco Andretti.

Podemos reduzir essa lista para os quatro primeiros, a diferença do primeiro até o quarto é de 28 pontos, lembrando que o vencedor faz 50 pontos e faltam três etapas, Sonoma, neste domingo, Baltimore e Fontana. Dois mistos e um oval para terminar. O meu favorito? Consigo ver Dixon comemorando em Fontana, mas não seria nenhum problema se eu estiver enganada, lembrem o que Castroneves fez, a vitória em Edmonton chegou na hora certa.

O líder e a dupla Ganassi têm o hábito de andar bem em Sonoma, o více-líder nunca terminou entre os cinco primeiros. Seria a chance de Power abrir uma vantagem? Ou seria a chance para Helio Castroneves encostar? Mesmo sabendo do risco, irei apostar que veremos Ganassi e Penske brigando na frente.

Mais estatísticas

- 12 corridas e seis vencedores.

- 15 pilotos com chances, é recorde? Sem dúvida, mas em 2000, 24 nomes brigavam pela taça. Mais recente, em 2006, eram 13 e o campeonato terminou empatado. Sam Hornish levou por ter vencido mais.

- Depois do empate de 2006, nos últimos seis anos, a menor diferença entre os dois primeiros foi de cinco pontos em 2010.

A briga do campeonato graficamente falando:

Alô, Alô! Tem campeão olímpico querendo virar piloto! ????? o nadador Tyler Clary. Ele foi ouro nos 200 metros nado de costas e recebeu um convite da IndyCar para acompanhar de perto a corrida na Califórnia. “Minhas paixões são a natação e os carros. Está no meu sangue, adoro nadar rápido e corridas com carros velozes”. O atleta tem planos para entrar na Skip Barber Racing School, um caminho para ir na Mazda Road.

Ainda é cedo para dizer se Tyler será tão rápido no asfalto como na água, o que podemos dizer é:à o moço temà potencial para outra seção aqui no Velocidade. Certo, produção?

Que tal dar uma voltinha em Sonoma?

Até a próxima!

  • Share on Tumblr