Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | 19/12/2014

Scroll to top

Top

No Comments

BTCC: Plato, Jordan e Newsham vencem em Snetterton

Foi um domingo de grandes disputas em Snetterton nas corridas válidas pela sexta etapa da temporada 2012 do BTCC. E tivemos três vencedores diferentes em cada uma das corridas. O momento alto foi no fim da segunda prova, com uma disputa entre quatro carros pela primeira colocação, que pagou o ingresso de quem compareceu ao circuito. Vamos aos relatos das provas:

Prova 1

Na largada, Jason Plato saiu melhor e assumiu a liderança seguido de Dave Newsham e o pole Frank Wrathall caiu para a terceira colocação. Adam Morgan, que largou na quinta colocação, acabou rodando sozinho na primeira volta e perdeu várias posições. Quem apareceu bem foi Gordon Shedden, que depois de largar da 22ê e última colocação, completou a primeira volta já em 14ú.

Na terceira volta um forte acidente entre Morgan e Robb Holland levou o safety-car à pista. A prova recomeçou na oitava volta e Plato sustentou a primeira colocação. Na briga pelo oitavo posto, Robert Collard acabou superando Tom Onslow-Cole. No início da nona volta Wrathall tentou passar Plato, mas teve a porta fechada e perdeu a segunda posição para Wrathall. Na décima volta, Onslow-Cole deu o troco para cima de Collard. Na volta seguinte Shedden foi junto e Collard caiu para décimo.

Lá na frente, Plato conseguiu se descolar de Wrathall e faltando duas voltas para o fim, liderava com uma diferença de 2s041 para o rival. Já na disputa pela terceira colocação, Andrew Jordan pressionava bastante Newsham, que sofria para manter a posição. Porém, na última volta, o bote foi certeiro e Jordan conseguiu a ultrapassagem. Lá na frente, Plato confirmou a vitória com Wrathall em segundo. Collard abandonou na última volta. Newsham foi excluído em investigação após a prova por irregularidades no carro.

Prova 2

Na largada, Jason Plato saiu muito bem, manteve a ponta e atrás dele, Wrathall perdeu várias posições, caindo para quinto. No segundo posto vinha Jordan seguido de Matt Neal. Wrathall conseguiu recuperar uma posição na segunda volta, pra cima de Onslow-Cole que começou a ser pressionado por Shedden. Na volta seguinte, a ultrapassagem aconteceu e Cole caiu para a sexta colocação.

Lá na frente, Plato controlava Jordan a certa distância, evitando o ataque direto. Na quinta volta, Neal foi com tudo para cima de Jordan e conseguiu a ultrapassagem, assumindo assim a segunda colocação. Shedden foi para cima de Wrathall, depois de se livrar de Onslow-Cole, e acabou deixando o rival novamente no quarto lugar.

As duas última voltas foram emocionantes, pois os quatro primeiros se juntaram e aconteceram ataque para todos os lados. No fim da penúltima volta, Neal tocou em Plato e passou, mas na curva seguinte tomou o troco. Os dois acabaram indo na grama e Jordan os passou. Com isso, Jordan permaneceu em segundo e Plato caiu para terceiro. Wrathall aproveitou da disputa e passou Mat Jackson pela quarta colocação. No fim, Jordan garantiu a vitória. Shedden foi o segundo e Plato o terceiro.

Prova 3

Na largada, Lea Wood manteve a ponta e Onslow-Cole superou Newsham pela segunda colocação. Holland escapou na primeira volta e um pouco depois, foi Matt Neal que, depois de ser tocado por Wrathall, passeou na grama e perdeu vários postos, voltando em vigésimo. Lá na frente, Newsham conseguiu recuperar a posição para cima de Cole. Na volta seguinte, foi a vez de Mat Jackson superar Cole e jogar o rival para quarto.

Na quarta volta, Newsham passou Wood e assumiu a liderança. No giro seguinte foi Plato quem passou Jordan e assumiu a sexta colocação. Na sétima volta, Jackson acabou dando uma pequema escapada, suficiente para perder três posições e cair para sexto. Neal, que fazia uma excelente prova de recuperação, já ocupava o décima lugar na nona volta.

Wood teve problemas no fim da corrida e ficou lento na pista. Com isto, Onslow-Cole assumiu a segunda colocação e Gordon Shedden a terceira. No fim, com quase cinco segundos de vantagem para Onslow-Cole, Dave Newsham confirmou a vitória da etapa. Shedden, que havia terminado em terceiro, foi excluído após a prova por irregularidades no carro e Plato ficou com a posição. Matt Neal encerrou sua recuperação na nona colocação.

  • Share on Tumblr