Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | 21/08/2014

Voltar para o topo

Topo

GP2
Sem comentários

GP2: Chilton vence pela primeira vez na categoria

Como sempre, a prova longa da GP2 foi recheada de emoções, mesmo em um circuito como Hungaroring. A disputa marcou a primeira vitória de Chilton na categoria, após sair na pole e sofre uma grande pressão de Valsecchi nos momentos finais da prova e com os pneus desgastados.

Na briga pela liderança do campeonato, Valsecchi conseguiu descontar alguns pontinhos, após segurar Razia que pulou para o terceiro lugar logo na largada e de lá não saiu mais. Felipe Nasr vinha em uma boa corrida, mas sofreu um acidente e teve de abandonar. Victor Guerin sofreu um toque, rodou na pista e fechou apenas em 21ú.

Confira como foi essa prova:

Os pilotos fizeram a volta de apresentação sem problemas e no momento da largada, Ericsson ficou parado no grid e causou uma certa confusão. No pelotão de frente, Razia se aproveitou, saiu bem e pulou para a terceira posição. Chilton também fez um bom trabalho e não só manteve no primeiro lugar, como conquistou uma boa distância para os demais. Gutierrez foi mais um a contar com um bom desempenho e foi para o quarto lugar.

Mas logo as confusões vieram com Gonzalez e Haryanto se tocando na curva 1 e ficando rodados. Gonzalez aproveitou e foi para os boxes e posteriormente foi punido com um drive through.

Mais à frente Calado passa Gutierrez pela P4 e Cecotto deixa Van der Garde para trás pela P6. E já tínhamos mais uma penalização na prova com Canamassas tendo de cumprir um drive through por ter passado dos limites da pista. Seja lá o que isso quer dizer.

Nasr deixava Palmer para trás e seguia no oitavo lugar. Eis que temos o primeiro abandono da corrida com Cecotto saindo reto em uma das curvas e parando na barreira de pneus. Nesse momento, na briga que valia as primeiras posições, Valsecchi deixa Razia um pouco para trás e segue com uma certa tranquilidade.

Entre as voltas 11 e 13 começaram, de fato, as paradas nos boxes. Os primeiros a entrarem foram Nasr, Palmer e Leimer, que conseguiram ganhar algumas posições com isso. Na sequência vieram Razia, Calado e Van der Garde e, por último, Chilton e Valsecchi, que optaram por trocar apenas 2 pneus.

Gutierrez era o novo líder da prova com Coletti e Leal logo atrás. A vantagem do mexicano era consistente, com quase 3s, quando na volta 22 ele foi para os pits.

Nesse momento aconteceu uma das grandes brigas da prova com Razia tentando a ultrapassagem para cima de Valsecchi. O pelotão da frente vinha praticamente colado e o brasileiro correu o grande risco de cometer algum erro e perder a posição também para Calado. Mas, tudo se manteve como antes. O líder Trummer vai para os boxes e Chilton recupera o primeiro lugar.

O brasileiro Victor Guerin vinha em uma prova constante até que numa briga por posições foi tocado pelo companheiro de equipe, Nigel Melker, ficou rodado na pista e não teve muito o que fazer. Ele conseguiu se recuperar e seguir na prova, mas acabou fechando no 21ú lugar. O acidente será investigado.

Agora uma briga bem interessante no pelotão intermediário, que vinha meio enlouquecido. Gutierrez havia perdido algumas posições e na sede de recuperá-las passou demais pela grama. Nasr e Leimer o ultrapassam e ele cai para P11. Eis que então, Kral vinha com o oitavo lugar, quando teve problemas com seu carro. Com isso, todos o ultrapassaram e o que viu-se foi uma bagunça por troca de posições. Nessa Nasr passou para o oitavo lugar e Gutierrez ultrapassou Leimer pelo nono.

Na sequência, depois de uma boa prova e finalmente entrar na zona de pontos, Nasr vai parar nos pneus, depois de passar reto e frear muito forte. O acidente lembrou a saída de Cecotto no início da prova.

No final, uma disputa emocionante entre um Chilton com pneus já desgastados e um Valsecchi que precisava da vitória para chegar mais próximo de Razia no campeonato. O brasileiro ficou um pouco mais atrás, apenas observando a briga dos dois, que lutaram até o fim da corrida. Mas, Valsecchi não conseguiu sequer tentar uma ultrapassagem e Chilton conquistou sua primeira vitória na GP2.

Confira o resultado da prova abaixo:

  • Share on Tumblr