Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Velocidade | 01/11/2014

Scroll to top

Top

No Comments

[Fórmula Indy] 13 pilotos punidos e chuva na praia, pode Arnaldo?

Jorge Pezzolo

Pois é pessoal, hoje a coluna de Fórmula Indy vai tentar entender algumas coisas deste fim de semana de corrida. Lembrando que a prova só tem a largada e a chegada transmitida pela Bandeirantes em um esquisito 17h17 de domingo.

Mas fique tranquilo, que aqui e na Pezzolo.TV sempre aparece aquele link esperto para quem quer ver a prova ao vivo. E que etapa: nada menos que todos os Chevrolet e os dois principais Lotus foram punidos por troca de motor, o que deve dar um grid maluco na estreita da pista de praia longa. Vamos às novidades da corrida:

– Ao todo serão 11 carros da Chevrolet, que terão que trocar os motores. Entre os punidos estão os brasileiros Helio Castroneves, da Penske, Tony Kanaan e Rubens Barrichello, da KV Racing. O problema foi detectado no carro de Hinchcliffe em Barber.

– Além dos carros da Chevrolet, Sebastian Bourdais e Oriol Serviá também serão punidos por trocar o motor. A Lotus perde seus dois principais carros e uma chance de um ótimo resultado em Long Beach.

– Confesso que não imagino como vão montar esse grid depois do qualy, mas o resultado será no mínimo bizarro. Vamos pensar por exemplo que Will Power seja o pole. Ele larga automaticamente em 10ú ou ganha as posições dos que estariam à frente dele, mas também foram punidos? Se esse for o caso, quem largar na frente terá uma punição mais branda.

– Curioso vai ser alguns Lotus e Honda jogados lá na frente pelas punições. Simona de Silvestro, Charlie Kimball e Ed Carpenter devem aparecer no top 10 do grid. Até Katherine LAG não deve largar em último.

– A Penske acho que tem condições de largar perto do top 10 e durante a prova escalar o pelotão. Mas KV e Andretti que devem cair lá para o fundo do grid estarão perdidos. Azar para Hinch e Hunter-Reay, dois antes super favoritos para a prova pelo seu desempenho em 2011.

– Dois nomes para ficar de olho: Mike Conway, AJ Foyt e Takuma Sato, Rahal.

– Lá na frente, infelizmente imagino um passeio da Ganassi, a grande favorecida pelas punições. A disputa deve ficar entre Dixon, Franchitti e Rahal e Dixon tem ótimas chances de chegar em São Paulo como líder do campeonato.

– Novidade nas bandeiras amarelas: acabou o pit fechado em mistos e agora é possível entrar no box mesmo em amarela e reabastecer. A Indy copia a Fórmula 1, na minha visão de forma errada. Uma bandeira amarela significa que algo obstrui a pista e o piloto deve imediatamente desacelerar e dirigir com a maior cautela. Desta forma, assim como na Fórmula 1, o piloto fica mais preocupado em chegar ao box e realizar a parada do que com o que ocorre na pista.

– Uma mudança em nome do show e para evitar marmeladas, como a que aconteceu na Fórmula 1 no GP de Cingapura de 2008, mas que aumenta o risco de um acidente nas bandeiras amarelas. Depois do que vi com Montoya, em Daytona na NASCAR, sou contra.

– E como não bastasse tudo isso, hoje caiu uma tempestade em Long Beach, que cancelou a segunda sessão de treinos e atrapalhou ainda mais quem busca o desenvolvimento do carro ( pobre Rubens…). Tomara que chova por lá tudo o possível e quem ninguém traga uma nuvem para o Anhembi. De qualquer forma, fica aqui a minha contribuição para um fim de semana de sol na prova de São Paulo:

Simpatia para parar de chover 1
Se a chuva estiver causando problemas, coloque um ovo em cima do telhado ou do muro de sua casa. Reze um Pai Nosso e faça esta oração:

Lágrima do peito aberto, coração de Deus ferido, nos defendei da tempestade e de todos os perigos.

Reze com muita fé para que a santa (Santa Clara) ilumine os céus e afaste a chuva.

Simpatia para parar de chover 2
Colocar um ovo num lugar fora de casa. Pode ser uma janela. E repita 10 vezes:

Santa Clara clareou
São Domingos iluminou
Vai chuva, vem sol
Vai chuva, vem sol
Vai chuva, vem sol

Simpatia para parar de chover 3
Para parar de chover é bom colocar um ovo para Santa Clara. Deve-se pedir à santa: “Santa Clara faça sol, para enxugar o meu lençol”.

Simpatia para parar de chover 4
Fazer a chuva parar: coloque um ovo no local mais alto de sua casa e peça a Santa Clara mandar a chuva embora.

Até o Anhembi!

  • Share on Tumblr